O Perigo da Hipertermia no Verão
O Perigo da Hipertermia no Verão.
Já tem um tempo que li texto assinado pela médica veterinária Dra Julia Fernandes Batista sobre “Cães e Hipertemia”. O material, muito bem escrito, explicava tim-tim por tim-tim tudo o que toda mãe e pai de cães deveria saber para ajudar os seu bebezões a passar pelo verão com saúde, mesmo com as altíssimas temperaturas que cidades como Rio de Janeiro, por exemplo, costumam enfrentar.
Elogiei, compartilhei e entrei em contato com a Dra Julia pedindo permissão para publicá-lo na íntegra. Leiam! Pode ajudar e muito!
“Meus clientes queridos! Mando essa mensagem como veterinária do seu pet pra deixar um grande alerta:
O calor que está fazendo nos últimos dias está absurdo, tanto para nós, como para seu cão/gato. Você sabia que ele pode morrer de calor? Infelizmente sempre temos muitos animais passando mal e morrendo de HIPERTERMIA no verão, e na ultima semana foram dezenas de casos em todo rj. E com muita tristeza, um dos casos foi da cadelinha Pug de uma amiga.
Hipertermia é quando a temperatura do animal fica muito alta e ele pode falecer em minutos se nada for feito. Ou seja, ele fica com MUITO calor e o corpo sozinho não consegue baixar essa temperatura. É como aqueles casos de animais e bebes que são esquecidos no carro, sabe? Só que com essa verdadeira sauna que estamos vivendo, mesmo dentro de casa, é como se estivessemos em um carro fechado embaixo do sol escaldante.
Então como manter seu animal fresquinho?
– Manter a hidratação é muitíssimo importante!! Deixe sempre água limpa e fresca, se possível com algumas pedras de gelo. Pode dar gelo para ele lamber também, inclusive fazendo gelo com caldinho bem aguado de carne ou frango
– Deixar sempre um ventilador de teto e/ou de chão, direcionado para ele, MESMO QUANDO NÃO TIVER NINGUEM EM CASA!! Se ele é bagunceiro e corre risco se roer o fio, coloque fora do alcance dele, como por exemplo usando a tomada atras de um móvel, ou ventilador de teto no máximo para baixo.
– Sempre que possível deixá-lo no ar condicionado, especialmente se for gordinho e de raças braquicefálicas, aquelas de focinho achatado, como pug, boxer, bulldogs e shih tzu
– Tosar o seu cão ou gato para que fique com o pelinho o mais baixo possível! Em primeiro lugar o bem estar e a vida dele, depois a beleza! Pelo cresce! E convenhamos que ele fica lindo de qualquer jeito!
– Molhar uma toalha com água quase congelada, e colocar no chão pra que ele possa deitar em cima. Ou pode colocar a toalha em cima dele por alguns minutos
– Passar gelo no corpinho, especialmente na virilha, barriga e axilas.
– Molhar/ dar banho com água fria, sempre que possível
– Em hipótese alguma passear entre 9 e as 20 horas. Alem do sol direto, o chão fica muito quente e pode até causar queimaduras nos coxins
– Se ele viver no quintal, lembre-se de certificar que terá sombra para ele e o potinho de água
– Se você tem uma área externa, experimente colocar uma bacia grande com água e colocar seu cão dentro. Cães que adoram uma piscina!!
Vamos deixar os pequenos saudáveis e fresquinhos!”
Na foto a médica veterinária Dra. Julia Fernandes Batista e a Boxer Marguerita (Contato: 21.99409.6884 e juliafernandesvet@gmail.com)