Quando um gato se torna “sênior” ?

“De um modo geral, um gato a partir dos 7 anos já pode ser considerado como um animal sênior. Fatores que afetam na idade gatos incluem peso corporal, nutrição, ambiente e saúde em geral.

O velho ditado que a cada ano na vida de um gato é equivalente a sete anos “humano” não é bastante preciso. Animais de estimação amadurecem mais rapidamente durante os dois primeiros anos de vida, e novamente durante o terço final de sua vida. Use a tabela para avaliar de forma comparativa, a idade de seu gato com o envelhecimento de um ser humano.

Por que é importante saber a verdadeira idade do seu gato?

Animais de estimação estão vivendo mais do que nunca, graças a avanços nos cuidados veterinários e na melhoria da nutrição, proporcionando aos seus proprietários muitos mais anos de amor e companheirismo fiel. Em contrapartida, o fato é que, de forma similar ao seres humanos, quanto mais os animais envelhecem mais vulneráveis a vários problemas e doenças, tais como obesidade, problemas articulares, problemas cardíacos, nos rins, fígado e doenças crônicas como diabetes, além de problemas odontológicos e periodontais, alterações comportamentais e câncer. A boa notícia é que muitos desses problemas de saúde podem ser evitados, controlados ou tratados, se detectados nas fases iniciais.

Uma vez que o seu gato alcançou um status de sênior, a avaliação clínica e exames próprios para acompanhamento da saúde de seu animal passam a ser recomendáveis não mais anualmente, mas semestralmente.

Agindo com cautela e tendo a atenção, carinho e cuidados adequados, os “anos dourados” de seu gato serão felizes e saudáveis. Procure um veterinário de sua confiança.”

Fonte: Clínica Amicão (http://clinicaamicao.blogspot.com.br/2012/07/quando-meu-gato-e-considerado-senior.html)